26 de abril de 2021

Experiência de compra do cliente: como aprimorá-la?

Por Juliana Villa

Imagem representando o conceito de satisfação da experiência de compra do cliente, com ícones de níveis de felicidade
A experiência de compra do cliente trata das impressões que ele teve durante o processo de aquisição de um produto ou serviço. Assim, ela não se limita aos momentos em que ele interage diretamente com a loja física ou virtual, mas com todas as etapas que acontecem antes e depois da compra. Ou seja, a maneira como a empresa se posiciona durante a pesquisa, antes de decidir pela compra, ou durante o pós-vendas também colaboram para construir uma boa experiência de compra e fidelizar os clientes. Por isso, é preciso ter atenção para adotar boas práticas e aprimorá-las. Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem melhorar a experiência de compra de seus clientes. Confira!

Conheça as necessidades do seu público

Para oferecer uma boa experiência, é preciso saber como fazer isso. Logo, você deve entender o seu público e as necessidades que ele traz. Quais são suas expectativas com a compra e as prioridades que influenciam na escolha do produto ou serviço? E ainda, o que ele espera do atendimento. Saber como responder essas questões é o ponto de partida para conseguir otimizar a experiência do cliente. Então, faça estudos sobre o mercado como pesquisas com o público-alvo, análise de concorrência e avaliação de dados da empresa, para entender o que os consumidores desejam.

Priorize um atendimento eficiente

O atendimento é um dos pontos essenciais nas decisões de compra, pois os clientes querem ser bem atendidos. Mesmo que o mau atendimento consiga levar à compra, provavelmente não haverá fidelização. Em outras oportunidades, o consumidor procurará outros estabelecimentos. E isso vale para lojas online e físicas. Assim, em um e-commerce, invista em otimizações para o site para proporcionar uma boa navegação. Também inclua descrições completas, fotos e outras informações relevantes para a decisão de compra do cliente. Um sistema intuitivo colabora com as ações do consumidor. E não se esqueça dos canais de comunicação! Tenha uma equipe preparada para resolver as demandas que chegam por e-mail, chat e outros canais. Já nas lojas físicas é essencial ter treinamentos para que a equipe de vendas ofereça um atendimento de qualidade, saiba lidar com as objeções dos clientes e estejam dispostos a escutar. Esse é um ponto fundamental para identificar o que o consumidor procura e conseguir entregar as soluções que ele precisa.

Otimize os processos para que sejam mais ágeis

A busca por processos rápidos tem se tornado mais frequente tanto no ambiente físico, quanto no virtual. O uso da internet em compras ganhou espaço pela praticidade e ausência de filas nas lojas físicas. Entretanto, se o site for muito lento, sem um sistema de busca adequado e difícil de utilizar, isso pode afastar os consumidores. Já em uma loja física, um layout mal planejado que dificulta a circulação e o acesso aos produtos também é prejudicial. O mesmo acontece quando é preciso aguardar em filas longas ou passar por muitas etapas burocráticas que poderiam ser simplificadas. Portanto, em todos os casos, reavalie os processos e adote medidas para solucionar o problema.

Amplie as formas de pagamento e meios de compra

Outra maneira de melhorar a experiência de compra é ampliar as formas de pagamento e meios disponíveis para a aquisição do cliente. Os cartões de crédito e débito, por exemplo, apesar de não serem utilizados por alguns estabelecimentos para evitar taxas, são muito procurados pelos consumidores. Ainda, opções mais modernas como o QR Code, transferências e, até mesmo PIX, também podem ser integrados aos sistemas de pagamento da empresa. Isso facilita o acesso do cliente e colabora com o aumento das vendas. Outra dica é ampliar os canais de venda, como incluir gift cards entre os produtos comercializados. Aqui, você pode vender cartões de empresas conhecidas e diversificar o seu negócio.  Nesse caso, vale ter uma boa parceria para ter acesso às melhores estratégias ao implementar os gift cards em sua empresa. Para isso, conte com a Giftty! Temos um portfólio variado e pronto para atender às necessidades do seu negócio. Depois de conhecer essas dicas para aprimorar a experiência de compra do cliente, avalie os processos de sua empresa e identifique quais ações você deve tomar. Dessa maneira, é possível atrair e fidelizar mais consumidores, melhorando os resultados da sua loja. Quer saber mais sobre como os gifts cards podem ser utilizados em sua empresa? Acesse o site e conheça as soluções da Giftty!
Banner de fundo azul escuro com o seguinte texto em brando "Tenha mais engajamento e incentivo nos diversos tipos de campanhas para colaboradores, clientes e parceiros da sua empresa! Entre em contato com a Giftty e saiba como podemos ajudar o seu negócio com as soluções em Gift Cards." Botão de CTA em laranja com o texto em branco dizendo: "Entrar em contato".

Preencha o formulário e
entre em contato conosco

    Para prosseguir, você precisa concordar em receber comunicações.

    Precisa de auxílio agora mesmo?
    Ligue para o número (11) 2135-5603