2 de outubro de 2020

Veja como criar uma campanha de incentivo para motivar seus funcionários

Por Patricia Barreto

Ter funcionários motivados no trabalho é um dos pilares de toda empresa de sucesso. Isso melhora o clima organizacional e aumenta a produtividade, fazendo com que a equipe traga mais resultados para o negócio. Nesse cenário, a campanha de incentivo é uma ferramenta importante para engajar os colaboradores. Muitas empresas não conhecem os benefícios que isso proporciona, e sentem dificuldades na hora de implementar uma campanha. Quer saber como aplicar essa estratégia? Confira este post, e saiba mais sobre o assunto!

O que é uma campanha de incentivo?

Também conhecido como marketing de incentivo, essa prática dentro da empresa tem o objetivo de premiar os colaboradores, que apresentam um melhor desempenho em determinadas áreas, com o objetivo de conquistar maior engajamento. O reconhecimento trazido, assim como o prêmio, incentivam os funcionários a buscarem melhores resultados. Ela pode ser utilizada em diversos setores da empresa, mas tem destaque como estratégia para as equipes de vendas. Tudo isso é baseado em três pilares:
  • motivação: o objetivo é que a equipe fique entusiasmada com o trabalho;
  • reconhecimento: o programa ajuda a demonstrar o reconhecimento da empresa;
  • recompensa: é o prêmio, que ajuda os colaboradores a manterem o foco.

Como montar uma campanha incentivo?

Se você achou a estratégia interessante e quer saber como implementá-la na sua empresa, acompanhe o passo a passo que preparamos!

Defina objetivos

O primeiro passo é definir quais serão os objetivos da campanha, ou seja, os processos internos da empresa que estarão envolvidos na campanha, e quais as metas que devem ser conquistadas. Em uma equipe de vendas, algumas opções são:
  • aumentar a venda do mix de produtos ou de determinados itens;
  • conseguir um maior volume de produtos vendidos;
  • conquistar uma receita maior, independentemente do volume de produtos;
  • ter mais público em determinadas regiões.
Com base nisso, é preciso definir as metas individuais, considerando um cenário realista, o cargo e os limites de cada colaborador, para garantir que seja possível conquistá-las.

Escolha as premiações

As premiações são a recompensa recebida pelos colaboradores que conquistarem as metas, então terão impactos diretos nos resultados da campanha. Para escolher a melhor opção, é preciso considerar questões como:
  • benefícios que o prêmio proporciona — retorno financeiro, experiências, benefícios familiares etc.;
  • orçamento disponível para investir nos prêmios;
  • custo-benefício para a empresa.

Crie as regras de pontuações

A campanha de incentivo pode oferecer diferentes tipos de prêmios ou um sistema de pontuação interna, que permite ao colaborador trocá-los pelos itens ofertados pela empresa na campanha de incentivo. Em todos os casos, será necessário definir os meios de premiação (atingir metas, ganhar sorteios, acumular pontos) e, se for o caso, as formas de conseguir acumular mais pontos. Tudo isso deve ser bem detalhado, com informações de fácil acesso e compreensão aos colaboradores.

Treine a equipe e divulgue a campanha

Um ponto fundamental ao implementar uma campanha de incentivo é oferecer treinamentos para que a equipe envolvida consiga atingir os objetivos impostos, pela campanha de incentivo. Além disso, esse é um momento para divulgar a campanha, esclarecer o funcionamento da estratégia, como funcionará a pontuação, os prêmios e as formas de conquistar as metas impostas. Assim, todos os colaboradores poderão esclarecer as dúvidas e evitar problemas de comunicação.

Quais prêmios podem ser oferecidos?

A recompensa é um dos fatores que influenciará a motivação dos colaboradores, então a escolha dos prêmios deve ser feita com atenção, para que eles sejam úteis e adequados ao perfil dos funcionários da empresa e do próprio negócio. Conheça as principais opções utilizadas.

Viagens ou passeios

Proporcionar experiências únicas aos colaboradores é uma ótima forma de incentivo. Nesse caso, a empresa oferece viagens ou passeios para o colaborador, com tudo pago e, muitas vezes, incluindo os familiares.

Eletrônicos

Os aparelhos eletrônicos são cada vez mais presentes no dia a dia, então esses produtos podem ser um bom incentivo. Pesquise quais são as necessidades e interesses dos colaboradores, para oferecer prêmios que sejam relevantes e motivem os empregados.

Cursos

Muitos profissionais desejam melhorar as qualificações profissionais, mas enfrentam dificuldades para isso, principalmente devido ao investimento financeiro exigido. Assim, é possível oferecer alguns cursos específicos que ofereçam benefícios à carreira.

Gift cards

Os cartões presente são incríveis para premiar funcionários. Eles funcionam como vales que o colaborador poderá utilizar para comprar produtos ou serviços vinculados ao cartão. Existem diversas opções no mercado para garantir benefícios aos diferentes perfis de profissionais, inclusive, dar acesso às sugestões anteriores com a aquisição de passagens aéreas, pagamento de conta em restaurantes, entre outros. Como vimos, a campanha de incentivo é uma estratégia interessante para melhorar os resultados do negócio. Portanto, crie um planejamento e avalie as melhores premiações para implementar essa prática, e aproveitar os benefícios que ela proporciona à empresa. Se você quer acompanhar outras dicas como essa, siga nossas redes sociais no Facebook e LinkedIn!

Fale com a Giftty

Entre em contato conosco preenchendo o formulário ao lado.

Você pode solicitar um orçamento ou tirar dúvidas sobre seu vale presente.

Precisa de auxílio agora mesmo?
Ligue para o número (11) 2135-5603