25 de agosto de 2020

Reconhecimento profissional: 5 dicas práticas para incentivar sua equipe-2

Por Patricia Barreto

As ações de reconhecimento profissional na empresa são muito importantes nas estratégias do negócio. Quando o empregador reconhece os esforços da equipe, surge um sentimento de valorização que terá reflexos nos resultados da companhia. Isso ajudará na motivação e no engajamento dos colaboradores, aumentando a produtividade e a retenção de talentos. De acordo com pesquisas, 58% dos colaboradores acreditam que o reconhecimento é a melhor forma de aumentar o engajamento, enquanto 69% trabalhariam mais se sentissem que seus esforços são reconhecidos. Dessa forma, essa prática oferece um ótimo retorno para as empresas. Quer saber como incentivar a sua equipe? Então continue a leitura e confira as nossas dicas!

1. Acompanhe de perto o trabalho das equipes

As práticas de reconhecimento de colaboradores precisam ser sinceras, baseando-se em dados e resultados obtidos. Assim, é importante que os líderes acompanhem de perto o trabalho das equipes, a fim de identificar os pontos que merecem elogios e as questões que podem ser melhoradas. Sem esse acompanhamento, dificilmente a empresa terá uma visão ampla sobre o trabalho realizado pelos colaboradores para que o reconhecimento profissional seja efetivo. Além disso, essa prática permite que as medidas adotadas sejam mais personalizadas, considerando as particularidades de cada empregado.

2. Instaure uma cultura de feedback

Uma cultura de feedback consiste em dar retorno aos profissionais sobre as ações positivas e negativas dentro da empresa. Muitas vezes, os gestores focam em apenas ressaltar os problemas ocorridos para solicitar melhorias, deixando de reconhecer o bom trabalho. Outro erro é deixar para apontar falhas após várias ocorrências, declarando um volume grande de problemas em apenas uma oportunidade, quando elas poderiam ser evitadas com um feedback mais rápido. Dessa forma, é importante que os feedbacks façam parte da rotina da empresa, ressaltando os pontos positivos para que os colaboradores sintam segurança em continuar com o bom trabalho, e mostrando as questões que precisam ser melhoradas, para que eles tenham a oportunidade de evoluir na empresa.

3. Seja flexível com horários 

Muitas empresas focam em determinar uma jornada mínima e horários de entrada e saída, sem considerar se eles são realmente necessários. É certo que existem atividades que exigem esse cuidado, porém, diversas funções também conseguem apresentar bons resultados com maior flexibilidade. Por isso, avalie as atividades da empresa para ver se é possível aumentar a flexibilidade de horários para recompensar os profissionais. Se o trabalhador se compromete com a empresa, por que não deixar que ele organize a jornada da melhor forma? Isso permitirá que ele concilie a vida pessoal e a profissional da melhor forma, demonstrará a confiança da empresa em seu trabalho e aumentará a sua motivação.

4. Mostre que se importa com o crescimento profissional

Outra dica para garantir o reconhecimento profissional é demonstrar para os colaboradores que a empresa realmente se importa com o seu crescimento. Para isso, vale a pena instituir planos de carreira para que eles enxerguem as oportunidades na empresa e saibam como conquistar objetivos. Em complemento, é possível investir em práticas que ajudem os colaboradores a crescer na carreira, como oferecer treinamentos ou ajudar com o pagamento de mensalidades em cursos ou especializações. A empresa também pode criar parcerias com livrarias, sites e plataformas de conteúdo que ajudem os empregados no desenvolvimento de sua profissão.

5. Crie programas de premiação

Os programas de premiação são uma estratégia bastante eficaz para reconhecer os talentos da empresa. Criar metas realistas e motivos diferentes para premiar os colaboradores que se destacam é uma forma de garantir uma competição saudável e aumentar o engajamento. O segredo é ter critérios bem definidos para que eles entendam como os premiados serão escolhidos, garantindo transparência no processo. Algumas sugestões que podem ser utilizadas são:
  • concessão de folgas remuneradas;
  • bonificações na folha de pagamento;
  • premiações com experiências (viagens, passeios, diárias em hotéis etc.);
  • uso de gift cards, que podem tratar de diversos produtos e serviços.
Seguindo essas dicas para o reconhecimento profissional da equipe, sem dúvidas a sua empresa conseguirá definir as melhores estratégias. Assim, é possível aumentar os lucros e criar um ambiente organizacional mais agradável, enquanto reduz os gastos com processos de rescisão e de contratação de novos colaboradores. Se você gostou dessas dicas e quer acompanhar mais conteúdos sobre o tema, siga nossas redes sociais e fique por dentro das novidades! Estamos no Facebook e no LinkedIn.

Fale com a Giftty

Entre em contato conosco preenchendo o formulário ao lado.

Você pode solicitar um orçamento ou tirar dúvidas sobre seu vale presente.

Precisa de auxílio agora mesmo?
Ligue para o número (11) 2135-5603